Hammer - Interface básica

sábado, 21 de março de 2009
Hammer
Interface básica

O Hammer a primeira vista pode parecer algo muito confuso devido a sua interface , mas aprendendo para que serve cada botão facilita muito o uso do programa. Nesse tutorial irei explicar um pouco sobre a interface básica do hammer, não serão todas já que algumas ferramentas irão ser explicadas futuramente por serem um pouco mais complexas.


1 - Aqui fica todas as ferramentas que irá utilizar para criar seus mapas no hammer, aqui uma breve explicação deles, contando de cima para baixo:
  • Selection Tool: Isto é a ferramente de selação principal, é nela que você irá selecionar todos os objetos, assim podendo move-los, modifica-los e entre outras coisas.
  • Zoom Tool: Ferramente de zoom básica, porem é praticamente dispensavel já que a rolagem do mouse tem a mesma função.
  • Camera: Com ela você pode navegar atrávez do seu mapa, basta segurar o botão esquerdo do mouse na viewport camera (explicarei mais tarde) e se movimentar com as teclas WASD
  • Entity Tool: Aqui você pode adicionar as entidades no jogo, elas são parte fundamental do seu mapa já que são a iluminação, npcs, respawns points, capture points e entre varias outras coisas.
  • Brush Tool: É com essa ferramente que você irá montar seu mapa criando caixas, retangulos, cilindros, circulos etc.
  • Texture Tool: Aqui você pode aplicar texturas de varios jeitos, como por exemplo, apenas de um lado do objeto. Aqui você tambem pode editar as faces de um objeto.
  • Apply Texture: Aqui você pode aplicar texturas escolhidas pelo menu de textura (6 na imagem) a algum objeto selecionado.
  • Apply Decal: Aqui você pode aplicar decals a certas texturas, alguns exemplos de decals são os simbulos de Blue ou Red no TF2 ou aqueles sprays de Bomb Site A ou B no counter-strike.
  • Apply Overlay: Bem similar a Decal Tool, só que tudo que é aplicado aqui pode ser modificada de tamanho.
  • Clipping Tool: Aqui você pode cortar os objetos do jeito que quiser, é ótimo para fazer objetos mais complexos.
  • Vertex Tool: Aqui você pode editar todas as vertex de um objeto do jeito que achar melhor.
2 - Isto são as viewports, é nelas que você irá criar seu mapa, por padrão vem 4 viewports, sendo 3 delas as visões por cima, frente e lado e a outra uma camera 3D onde tem uma prévia do seu mapa. Caso na viewport camera apenas mostre o wireframe de seu mapa, basta clicar nela com a Selection Tool e ir em View > 3D Textured Polygons.

3 - Aqui você pode controlar as grids de seu mapa, que são as linhas que te auxiliam a traçar, contando da esquerda para direita:
  • Ativar/Desativar a Grid
  • Ativar/Desativar Grid 3D (Apenas na Viewport Camera)
  • Diminuir o espaço entre as grids
  • Aumentar o espaço entre as grids
Não se confundam pelos simbulos, eles não "adicionam" mais grids eles apenas diminuem ou aumentam o espaço das grids

4 - Dispensa muitos comentários, ferramentas de desfazer e refazer.

5 - Tambem dispensa comentários, ferramentas de recortar, copiar e colar.

6 - Aqui você seleciona as texturas que irão ser aplicadas a um objeto a ser criado pelo brush tool ou aplicar em um já existente pelo Apply Texture.

7 - É aqui que você gerencia todas as entidades do jogo, tambem pode escolher aqui os formatos de primitivos que irá criar pelo brush tool.

Isso conclue o tutorial de interface básica do Hammer, no próximo tutorial irei explicar mais aprofudadamente sobre o brush tool e as entidades de um mapa.

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